25-01-2011 22:09

Falando de perdas, quebras e desperdicios.

  

DESPERDÍCIO: POR QUE MUDAR?

 

Philip Kotler – consultor de marketing – afirma que há dois tipos de empresas:

“ Às que mudam e as que morrem”

“Richard Love, da Hewlett Packard – observa que “ o ritmo da mudança é

tão rápido que a capacidade de mudar tornou-se uma vantagem competitiva”

Só a menção de prevenção de perdas, reduz o desperdício automaticamente

em, no mínimo 5%.

 

O QUE É DESPERDÍCIO E PERDA ?

 

Desperdício é tudo aquilo que se deixa de aproveitar devido a:

- ter se estragado ou se quebrado,

- ter se usado de forma inadequada,

- não se ter uma iniciativa de uso.

- Não se saber usar.

 

PERDA É O RESULTADO DO DESPERDÍCIO.

POR QUE OCORRE O DESPERDÍCIO ?

 

* Por mau emprego do recurso,

* Por furto ou roubo,

* Por má administração,

* Por mau gerenciamento,

* Por falta de atenção,

* Por falta de conhecimento,

* Por falta de ética profissional,

* Por falta de responsabilidade.

 

ONDE OCORRE O DESPERDÍCIO ?

 

Basicamente em qualquer lugar pode haver desperdícios:

* Em casa

* No supermercado

* Na escola

* Na rua

* Em todos os ambientes

 

E NOS SUPERMERCADOS ?

 Em todas as seções de venda:

*  Hortfruti

* Carnes

* Frios e Laticínios

* Peixaria

* Padaria e Confeitaria

* Rotisseria

* Mercearia

* Não alimentício

 

ONDE OCORRE O DESPERDÍCIO ?

 

Além das seções de venda o desperdício também pode ocorrer :

* Na portaria

* Nas áreas da administração

* Nas áreas internas de estocagem e trânsito de funcionários

Exemplos de desperdícios :

 Hortfruti (FLV)

 

O funcionário joga o produto sobre uma vasca de forma a provocar o

amassamento das mercadorias e seu estrago ou deterioração.

 

Carnes

 

Carne embalada á vácuo precisa de um tempo para respirar e obter o

oxigênio que irá devolver uma aparência mais saudável. Por falta de

conhecimento o funcionário pode jogá-la fora considerando que está

estragada, ou então não sabe orientar o cliente sobre o assunto.

 

Frios e Lacticínios

 

Quebrar a cadeia de frio. Por exemplo, desligando o equipamento de

manutenção de refrigeração durante o transporte ou à noite.

Afalsa idéia da economia de energia, coloca em risco o produto, e

compromete sua qualidade e seu shelf life.

 

Peixaria

 

Receber peixe com mau cheiro ocasionado por transporte inadequado,

e expor esse peixe na área de venda. Isto irá contribuir para espantar

os clientes da seção.

 

Padaria e Confeitaria

 

Mau planejamento da quantidade de produção do dia. Isto resulta em

falta ou sobre de mercadorias. No caso de falta, perde-se venda por

ruptura do estoque. No caso de sobra, ou haverá uma demarcação no

preço visando a venda promocional, ou a perda total dos produtos.

 

Rotisseria

 

Comprometer a higiene da seção, pela falta de limpeza e aparência geral

inadequada ou pelo produto impróprio para consumo, podendo prejudicar

a saúde do cliente. Isto poderá acarretar até multa em caso de inspeção da

vigilância sanitária.

 

Mercearia

 

Manter latas amassadas ou pacotes furados na área de venda. Causa má

impressão, compromete o produto e pode ocasionar multa pela vigilância.

 

 Não alimentos

 

Compras exageradas com estoque parados na área de vendas, representando

risco de quebra, furto ou necessidade de demarcação de preços.

Ou então, ruptura de estoque. Deixar de vender um item pela falta do mesmo.

 

Na portaria

 

Desatenção ou descuido no recebimento de mercadorias, comprometendo a

qualidade dos produtos oferecidos á venda ou que ficarão impróprios para

o uso.

 

Na área de estocagem

 

Descuido na correta colocação das mercadorias em estrados e prateleiras,

bem como o distanciamento e isolamento inadequado. Isto pode comprometer

a qualidade dos produtos para a venda.

- Área interna de circulação

Deixar obstáculos pelo caminho ou permitir condições que provoquem acidentes.

Isto pode prejudicar a integridade física de funcionários e a quebra de mercadorias

para a venda.

 

O QUE O DESPERDÍCIO CAUSA ?

* Prejuízo

* Comprometimento do lucro

* Comprometimento da saúde

* Comprometimento da sobrevivência do negócio

 

O QUE LEVA O DESPERDÍCIO ?

 

* Mauls comportamento e atitudes

* Idéias pré-concebidas, preconceitos

* Falta de conhecimento

* Liderança ineficiente e ineficaz

* Exemplos inadequados

 

“ QUEM NÃO CONTROLA, NÃO

CONHECE; E QUEM NÃO

CONHECE, NÃO MELHORA “

COMO OBTER MELHORIA ?

 

*  Educar e treinar e divulgar

*  Investir na liderança e no acompanhamento

*  Criar foco nos disperdícios

*  Adotar medidas de prevenção ao desperdício, principalmente

*  A furtos e roubos

*  Formar uma equipe forte e atenta

*  Agendar tempo para tratar de desperdícios

*  Observar como as empresas de sucesso tratam os desperdícios.

 

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