Falando de perdas, quebras e desperdicios.
DESPERDÍCIO: POR QUE MUDAR?
Philip Kotler – consultor de marketing – afirma que há dois tipos de empresas:
“ Às que mudam e as que morrem”
“Richard Love, da Hewlett Packard – observa que “ o ritmo da mudança é
tão rápido que a capacidade de mudar tornou-se uma vantagem competitiva”
Só a menção de prevenção de perdas, reduz o desperdício automaticamente
em, no mínimo 5%.
O QUE É DESPERDÍCIO E PERDA ?
Desperdício é tudo aquilo que se deixa de aproveitar devido a:
- ter se estragado ou se quebrado,
- ter se usado de forma inadequada,
- não se ter uma iniciativa de uso.
- Não se saber usar.
PERDA É O RESULTADO DO DESPERDÍCIO.
POR QUE OCORRE O DESPERDÍCIO ?
* Por mau emprego do recurso,
* Por furto ou roubo,
* Por má administração,
* Por mau gerenciamento,
* Por falta de atenção,
* Por falta de conhecimento,
* Por falta de ética profissional,
* Por falta de responsabilidade.
ONDE OCORRE O DESPERDÍCIO ?
Basicamente em qualquer lugar pode haver desperdícios:
* Em casa
* No supermercado
* Na escola
* Na rua
* Em todos os ambientes
E NOS SUPERMERCADOS ?
Em todas as seções de venda:
* Hortfruti
* Carnes
* Frios e Laticínios
* Peixaria
* Padaria e Confeitaria
* Rotisseria
* Mercearia
* Não alimentício
ONDE OCORRE O DESPERDÍCIO ?
Além das seções de venda o desperdício também pode ocorrer :
* Na portaria
* Nas áreas da administração
* Nas áreas internas de estocagem e trânsito de funcionários
Exemplos de desperdícios :
Hortfruti (FLV)
O funcionário joga o produto sobre uma vasca de forma a provocar o
amassamento das mercadorias e seu estrago ou deterioração.
Carnes
Carne embalada á vácuo precisa de um tempo para respirar e obter o
oxigênio que irá devolver uma aparência mais saudável. Por falta de
conhecimento o funcionário pode jogá-la fora considerando que está
estragada, ou então não sabe orientar o cliente sobre o assunto.
Frios e Lacticínios
Quebrar a cadeia de frio. Por exemplo, desligando o equipamento de
manutenção de refrigeração durante o transporte ou à noite.
Afalsa idéia da economia de energia, coloca em risco o produto, e
compromete sua qualidade e seu shelf life.
Peixaria
Receber peixe com mau cheiro ocasionado por transporte inadequado,
e expor esse peixe na área de venda. Isto irá contribuir para espantar
os clientes da seção.
Padaria e Confeitaria
Mau planejamento da quantidade de produção do dia. Isto resulta em
falta ou sobre de mercadorias. No caso de falta, perde-se venda por
ruptura do estoque. No caso de sobra, ou haverá uma demarcação no
preço visando a venda promocional, ou a perda total dos produtos.
Rotisseria
Comprometer a higiene da seção, pela falta de limpeza e aparência geral
inadequada ou pelo produto impróprio para consumo, podendo prejudicar
a saúde do cliente. Isto poderá acarretar até multa em caso de inspeção da
vigilância sanitária.
Mercearia
Manter latas amassadas ou pacotes furados na área de venda. Causa má
impressão, compromete o produto e pode ocasionar multa pela vigilância.
Não alimentos
Compras exageradas com estoque parados na área de vendas, representando
risco de quebra, furto ou necessidade de demarcação de preços.
Ou então, ruptura de estoque. Deixar de vender um item pela falta do mesmo.
Na portaria
Desatenção ou descuido no recebimento de mercadorias, comprometendo a
qualidade dos produtos oferecidos á venda ou que ficarão impróprios para
o uso.
Na área de estocagem
Descuido na correta colocação das mercadorias em estrados e prateleiras,
bem como o distanciamento e isolamento inadequado. Isto pode comprometer
a qualidade dos produtos para a venda.
- Área interna de circulação
Deixar obstáculos pelo caminho ou permitir condições que provoquem acidentes.
Isto pode prejudicar a integridade física de funcionários e a quebra de mercadorias
para a venda.
O QUE O DESPERDÍCIO CAUSA ?
* Prejuízo
* Comprometimento do lucro
* Comprometimento da saúde
* Comprometimento da sobrevivência do negócio
O QUE LEVA O DESPERDÍCIO ?
* Mauls comportamento e atitudes
* Idéias pré-concebidas, preconceitos
* Falta de conhecimento
* Liderança ineficiente e ineficaz
* Exemplos inadequados
“ QUEM NÃO CONTROLA, NÃO
CONHECE; E QUEM NÃO
CONHECE, NÃO MELHORA “
COMO OBTER MELHORIA ?
* Educar e treinar e divulgar
* Investir na liderança e no acompanhamento
* Criar foco nos disperdícios
* Adotar medidas de prevenção ao desperdício, principalmente
* A furtos e roubos
* Formar uma equipe forte e atenta
* Agendar tempo para tratar de desperdícios
* Observar como as empresas de sucesso tratam os desperdícios.
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